Contato

Diferenciais das Retíficas Atomat

Recursos que tornam as retíficas Atomat únicas

Rebolos desenvolvidos para o melhor custo benefício.

Ao desenvolver o projeto das retíficas (series AT700) a Atomat direcionou grande atenção e recursos na definição do tamanho ideal dos rebolos. Este recurso foi determinado após vários testes, combinados com nossa extensa experiência (a Atomat realiza todos os tipos de operações de retífica desde 1968 e é o único fabricante de máquinas que realiza atividades regulares de retífica). O resultado de todos os nossos testes e pesquisas definiu que o melhor custos benefício de retífica, foram atingidos utilizando rebolos diamantados por eletrodeposição, com um diâmetro mínimo de 350mm. Em caso de utilização de rebolos de diâmetro menores, a vida útil do rebolo diminui drasticamente e força o operador a utilizar rebolos metálicos mais caros. Esta escolha implica em altos gastos para manter um grande estoque de rebolos de tamanhos específicos, como também torna indispensável uma máquina de dressar rebolos. Estes custos adicionais, no longo prazo, podem exceder o próprio investimento realizado na retífica principal. Entre as máquinas de alta qualidade comercializada pelos principais fabricantes, a série ATOMAT AT700 são as que apresentam um designer mais moderno e inovador: na verdade elas são as únicas máquinas para retífica com a capacidade de montar e operar com rebolos de 350mm de diâmetro.

Todas as outras retíficas foram projetadas a mais de 30 anos, com tecnologia antiquada de rebolos metálicos. Isso significa que o eixo do rebolo, o eixo principal e a maioria de seus componentes foram projetados para rebolos menores, não sendo aptos a utilizar as mais modernas tecnologias, engenharia de primeira e rebolos com um melhor custo benefício.

Modos de Trabalho.

Nossas máquinas operam em dois modos de retífica: contorno e mergulho. No modo contorno, a máquina pode retificar todos os perfis possíveis basicamente com o mesmo rebolo.

Tecnologia de última geração.

O Controle instalado nessas máquinas é um Siemens 840D SL e já está preparado para assistência remota via internet. Disponibilidade de peças de reposição e suporte técnico rápido são sempre garantidos. Mantemos nosso estoque sempre abastecido com peças de reposição, apenas fabricados pelos fornecedores originais.

O movimento do eixo árvore é operado hidraulicamente via a pedal: diferentemente de outras máquinas em que os movimentos são manuais, por meio de uma manopla.

Software exclusivo para alta produtividade.

A interface amigável (Rollwork), é a mesma instalada em outras máquinas CNC Atomat, consequentemente pode ser utilizada imediatamente por qualquer operador familiarizado com nossas máquinas, permite fácil controle de todos os programas armazenados e programação simples de novos canais.  Além disso, a máquina pode ser conectada a outras máquinas Atomat dentro da mesma oficina e compartilhar dados atualizados dos rolos: o operador apenas precisa digitar o código do rolo e a máquina reunirá a geometria atual e os dados de operação mais recentes.

Sistema de limpeza automático.

O Sistema de Autolimpeza não requer manutenção ou consumíveis (como filtros) e garante a limpeza constante do líquido de refrigeração para prolongar a vida útil e a eficiência dos rebolos.

Segurança aprimorada

A máquina é totalmente fechada, para proteção e segurança do operador contra óleo/poeira, dentro de uma estrutura com portas deslizantes transparentes. Conforme solicitação, também pode ser instalado unidade de exaustão/filtragem para maior purificação do ar.