Em resposta às questões recebidas de vários clientes, que buscavam soluções totalmente automatizadas para retificar seus anéis de metal duro, os engenheiros do Departamento de P&D da ATOMAT analisaram e desenvolveram o conceito de “Ilha Robótica”.
O objetivo é simplesmente a evolução lógica da conhecida máquina Atomat, modelo AT711E CNC, projetada e fabricada para realizar a troca automática dos rebolos diamantados.
Um papel importante também foi desempenhado pela evolução tecnológica, alcançado no campo da robótica industrial, cuja versatilidade e ampla distribuição atual tornaram sua aplicação complementar, econômica e indispensável, também no campo das máquinas-ferramenta CNC.
O sistema consiste na retífica principal CNC, a Atomat AT711E CNC e uma área traseira fechada, com segurança Inter travada, incluindo um robô antropomórfico e os rolos e rebolos com suporte em paletes. A Ilha Robótica trabalha 100% de forma autônoma do operador, mesmo (e principalmente) durante os turnos noturnos, permitindo, por exemplo, completar a sequência de retifica de um conjunto completo de anéis de carboneto de tungstênio de todo o bloco acabador de alta velocidade de fio-máquina.
Paletes para suporte de fácil gerenciamento que podem ser operados manualmente ou manipulados automaticamente pelo sistema de armazenamento integrado do cliente, usados para armazenamento de rolos e rebolos, com áreas de posicionamento fixas dentro da ilha robótica.
A AT711E está equipada com o diâmetro interno correto do rolo, enquanto o robô antropomórfico possui uma garra universal, capaz de lidar com rolos e rebolos ao mesmo tempo.
Uma breve apresentação das principais etapas para preparar, operar e finalmente remover os rolos acabados da ilha robótica.
1. Preparação de Rolos e Rebolos – Fora da ilha robótica, o operador prepara o conjunto de rolos e rebolos.
2. Posicionamento de Rolos e Rebolos – Os rolos e rebolos são movidos dentro da ilha e colocados em áreas pré-definidos por meio de paletes móveis fornecidos.
3. Seleção da Garra do Robô e Pinça – De acordo com o diâmetro dos furos dos rolos a serem retificados, será montada a pinça do cabeçote adequada na retifica, enquanto o robô possui uma pinça universal, capaz de prender rolos e rebolos.
4. Programação – O operador define a sequência do processo de retificação, de acordo com o conjunto de rolos colocados dentro da ilha robótica.
5. Execução do processo automático – A ilha robótica cuida de todo o processo. O Robô monta na máquina CNC cada rolo programado e rebolos adequados. A verificação das geometrias principais do canal no processo e a absorção da potência do rebolo são responsáveis pelo monitoramento da retificação.
6. Remoção e verificação da peça – Assim que o trabalho for concluído, o operador pode remover os rolos acabados ou direcioná-los para uma verificação automática da geometria dos canais.